quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O que é pedagogia?

A palavra pedagogia vem do grego (pais, paidos = criança; agein = conduzir; logos = tratado, ciência). Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.
Hoje, pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e Pedagogia, o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno educativo.
Temos diversas definições de pedagogia:
Pedagogia é a ciência da educação;
Pedagogia é a ciência e a arte de educar;
Pedagogia é a arte de educar;
Pedagogia é a reflexão metódica sobre a educação para esclarecer e orientar a prática educativa. (DURKHEIM e RADICE.).

O conceito moderno de Pedagogia é o seguinte: Pedagogia é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. (Prof. C, MATTOS). Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da pedagogia.

2 – Aspectos fundamentais da Pedagogia

Aspecto filosófico – Esse aspecto abrange os princípios fundamentais da educação, tais como as relações da educação com a vida, os valores, os ideais e as finalidades da educação. Procura responder às seguintes questões:
O que deve ser a educação?
Para onde a educação deve conduzir as novas gerações?
O aspecto filosófico procura estabelecer as diretrizes da educação de acordo com os valores de cada povo e de cada época.
Aspecto científico – A Pedagogia moderna apóia-se nos dados apresentados pelas ciências, procurando estabelecer o que é a educação. Ela se apóia principalmente nos dados das ciências que estudam o comportamento humano.

O desenvolvimento científico de áreas do conhecimento como a Psicologia, a Biologia, a Sociologia, a Antropologia, as Ciências Políticas e a Economia trouxe uma contribuição muito importante para o estudo do comportamento. A integração dos conhecimentos dessas áreas tem possibilitado a identificação de fatores que influenciam no comportamento. É impossível identificar o comportamento através de uma única causa.
O comportamento humano é resultado de fatores psicológicos, biológicos, antropológicos, sociológicos, econômicos e políticos.


Esses diferentes fatores interagem provocando constantes mudanças no comportamento humano. Cada uma das áreas acima citadas centraliza seus estudos e pesquisas num dos fatores.
A Psicologia, por exemplo, estuda o comportamento humano, tendo como base a natureza do indivíduo. Principal enfoque da Psicologia está nas diferenças individuais (por exemplo, inteligência, atitudes) e nos processos (por exemplo, percepção, motivação) que permitem explicar a variação de respostas diante de situações ou estímulos semelhantes.
A Sociologia como ciência é muito menos centralizada na pessoa. Ela desenvolve teorias sobre agrupamentos sociais e sobre os mais amplos processos da sociedade. Ela estuda, por exemplo, os valores sociais, as mudanças na sociedade, os padrões de comportamento familiar, etc. Ela não estuda as diferenças individuais mais, sim as, diferenças que existem entre grupos de indivíduos (classes sociais, grupos políticos e agrupamentos de trabalhos).

Aspecto técnico – refere-se à técnica educativa, ao como educar. Este aspecto situa-se entre o filosófico e o científico, isto é, entre o que deve ser e o que é, ligando o ideal ao real. Sob o aspecto técnico estuda-se:
Os métodos e processos educativos.
Os sistemas escolares.
As normas e diretrizes orientadoras da parte estática e da dinâmica de sala de aula.
Os métodos e as práticas de ensino.
As técnicas de trabalho escolar.

3- Divisão da Pedagogia
A Pedagogia, pelo conceito que vimos, apresenta disciplinas filosóficas, científicas e técnicas.

Disciplinas filosóficas
• História da Educação
• Filosofia da Educação
• Educação Comparada
• Política Educacional

Disciplinas Científicas:
• Biologia Educacional
• Psicologia Educacional
• Sociologia Educacional

Disciplinas técnicas:
• Administração Escolar
• Higiene Escolar
• Organização Escolar
• Didática Geral e Especial

Dísciplinas Científicas
• Biologia Educacional
• Psicologia Educacional
• Sociologia Educacional

Disciplinas técnicas
• Administração escolar
• Didática Geral e Especial
• Orientação Educacional
• Higiene Escolar

Piletti, Claudino. Didática Geral, Ática, 1997
Piletti, Nelson. História da Educação, Ática, 1991

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